Abidjan – O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) está a aplicar 1.3 mil milhões de dólares na implementação de 12 projectos em Angola , informou esta sexta-feira, em Abidjan, o presidente desta instituição financeira, Akinwumi Adesina.
Em declarações à imprensa, à saída de um encontro com Presidente da República, João Lourenço, na fase derradeira da sua visita a Cotê d'Ivoire, sede do BAD, disse que este dinheiro está a ser aplicados nas áreas da energia, agricultura e desenvolvimento juvenil.
Akinwumi Adesina informou igualmente que o banco está aplicar 500 milhões de dólares no Corredor do Lobito, uma infraestrutura importante para o desenvolvimento do continente.
Deu a conhecer que aproveitou a ocasião para agradecer ao Presidente João Lourenço pelo contributo prestado em prol do crescimento da instituição, que no ano transacto foi classificado como o melhor banco multilateral do mundo.
O responsável do BAD, nigeriano de nacionalidade, congratulou-se com o papel desempenhado pelo estadista angolano na pacificação do continente africano, principalmente no leste da RDC, bem como pelo seu empenho no reatamento das relações com Cotê d'Ivoire, factor que está na base desta visita.
Na ocasião, o presidente do BAD anunciou a sua visita a Angola marcada para os dias 16 e 17 do mês de setembro. ART