Luanda - Mais de cinquenta angolanos residentes há vários anos no campo de Meheba, em Solwezi, República da Zâmbia, receberam recentemente e pela primeira vez, o Bilhete de Identidade (BI), documento que os identifica como cidadãos nacionais.
De acordo com uma nota de imprensa, enviada esta segunda-feira à ANGOP, actualmente mais de mil e 500 cidadãos possuem o BI na região, mas se encontram incapacitados de requerer passaportes por dificuldades financeiras.
Com a entrega oficial dos referidos BI, alcançou-se para muitos um primeiro passo para a legalização e obtenção do documento nacional, embora o passo subsequente seja a aquisição do passaporte, lê-se na nota.
No mesmo período o consulado de Angola no Solwezi realizou diversas actividades de sensibilização para a adesão dos cidadãos ao processo de registo consular e civil.
Na ocasião, o cônsul-geral de Angola no Solwezi, Agostinho Raimundo dos Santos, procedeu ainda a abertura do torneio de futebol alusivo às festividades do 17 de Setembro, Dia do Herói Nacional.
O responsável fez a entrega, igualmente, de diversos equipamentos para prática desportiva, aos responsáveis da associação angolana na localidade, que serão distribuídos à oito equipas de futebol de jovens angolanos da região.
O consulado tem realizado diversas actividades junto das comunidades angolanas nos vários distritos do Solwezi, com destaque ao campo de Meheba, onde vivem cerca de sete mil ex-refugiados angolanos.
O referido campo alberga acima de 49 mil refugiados de diversas nacionalidades. ASS/VIC