Luanda - As acções inspectivas e de auditoria envolvem, de modo permanente, uma componente pedagógica para prevenir, auxiliar, monitorizar e restringir os incumprimento das normas, dos regulamentos e das leis estabelecidas no sector da defesa.
De acordo com o secretário de Estado para Indústria Militar, Afonso Neto, discursava esta segunda-feira na abertura da Jornada Comemorativa do Dia do Inspector do sector, a formação e a capacitação dos inspetores é uma tarefa que deve continuar a ser implementada através de programas específicos, trocas de experiências, entre outras.
Afirmou que o momento é de iniciativa e criatividade para se mitigar os constrangimentos que a escassez de recursos financeiros causa no desempenho dessas tarefas.
Considerou imperioso que os métodos e técnicas de trabalho sejam adaptados ao contexto para se alcançar as metas, os objectivos e os resultados preconizados com os recursos disponíveis.
O responsável do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria disse que a semana do inspector vai se constituir mais uma vez na plantaforma dos especialistas de carreira inspectiva da Defesa Nacional para analisar o seu impacto nas actividades do sector.
Para o secretário de Estado os especialistas de inspecção devem ter responsabilidade de assegurar a execução dos múltiplos programas existentes.
Explicou que esta missão requer do agente uma postura de ética deontológica acima da média, baseada em princípios como a honestidade, honradez e integridade que representa a moral da sociedade.
A Jornada Comemorativa do Dia do Inspector terá a duração de cinco dia e vai abordar temas como "Normas e técnicas dos procedimentos inspectivos", "Lei Geral do Trabalho", "Gestão de Informática de Estado", "Constatação pública e boa governação".
A mesma está ser comemorada sobre o lema Por uma Inspecção Proactiva, Actuante e Credível, aprimoremos as técnicas e os procedimentos Inspectivos. SL/VIC