Ndalatando - O académico Pedro Kavela destacou, nesta sexta-feira, em Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte, a visão político-social do MPLA, que está a permitir direccionar as acções económicas do Executivo com reflexo directo na vida das famílias.
Para Pedro Kavela, a aposta na formação técnico-profissional, a promoção do auto-emprego, através do micro financiamento de iniciativas empreendedoras de jovens, demonstram, entre outros aspectos, a visão política do MPLA.
O académico destacou também a continuidade dos programas de combate à fome e à pobreza e o empoderamento da mulher para a garantia da sustentabilidade das famílias.
Outro aspecto relevante, de acordo com Pedro Kavela, é a atribuição de kits profissionais, as políticas de cooperativas agrícolas e de microempresas.
O académico fez esta afirmação na palestra “A história do MPLA, génese e percurso”, no âmbito dos 66 anos da fundação do partido, a comemorar-se sábado, 10 de Dezembro.
Considerou que o “partido dos camaradas” está empenhado na construção de uma sociedade abrangente, que enalteça a nação e os angolanos, na transformação de Angola num país próspero e de justiça social.
A governação eficiente e a edificação de um Estado forte, democrático e moderno, constituem, segundo o académico outras políticas do MPLA.
Pedro Cavela apontou a corrupção, o nepotismo, a bajulação, a impunidade e a falta de transparência, como males que enfermam a imagem do MPLA, beliscando as conquistas do partido nas eleições.
Afirmou que em função desses males, que o MPLA está a combater, um conjunto de cidadãos se afastaram do partido, por discordarem da postura pouco ética de certas personagens que detinham ou influenciavam o poder político.
Essas más práticas, alertou, afectam a confiança dos investidores, minam a reputação e a produtividade de Angola, além dos reflexos nos resultados eleitorais de 24 de Agosto deste ano.
Pediu aos militantes a adopção de estratégias no sentido de o partido continuar a merecer a confiança da população e ser governo no país.
A palestra decorreu no cine Ndalatando. Contou com a participação do primeiro secretário do MPLA no Cuanza Norte, Pedro Makita Júlia e do coordenador do grupo de acompanhamento do Bureau Político do partido para província do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar.
O MPLA é um partido político ideologicamente assente no socialismo democrático, que defende a justiça social, o humanismo, a liberdade, a igualdade e a solidariedade.
Tem como objectivo fundamental, a edificação e a preservação de uma sociedade democrática, humanista, de trabalho, de paz, de progresso, de liberdade, de solidariedade e de justiça social, baseada na estabilidade, na harmonia e na unidade nacionais, de acordo com o seu estatuto.