Hanói - O Vietname planeia hoje desenvolver de forma sustentável um milhão de hectares de cultivo de arroz de alta qualidade e baixas emissões, um programa sem precedentes cuja execução exigirá dois mil e 700 milhões de dólares (1 dólar equivale a KZ 853,63).
Esta é a primeira vez que a nação da Indochina e o mundo têm um projecto de grande escala sobre a produção deste cereal rumo a uma direcção sustentável e à redução de emissões, destacou Cao Thang Binh, especialista do Banco Mundial (BM).
O cultivo de um milhão de hectares de arroz de alta qualidade no Delta do Mekong, segundo noticia a Prensa Latina, também contribuirá para o compromisso do governo vietnamita com o mundo de reduzir as emissões de metano até ao final de 2030 e atingir zero emissões líquidas até 2050.
Na opinião de Thang Binh, este projecto, que será submetido ao primeiro-ministro Pham Minh Chinh para aprovação no terceiro trimestre deste ano, servirá para promover e reposicionar a marca e a responsabilidade pela produção de arroz, bem como elevar o prestígio internacional do Vietname.
De acordo com fontes do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, até agora o BM comprometeu-se a fornecer empréstimos de cerca de 330 milhões de dólares e assistência técnica, enquanto o Instituto Internacional de Investigação do Arroz e outras organizações prometeram fornecer apoio técnico.
O Vietname, um dos três principais exportadores de erva do mundo, tem como prioridades do sector garantir a segurança alimentar do país e, ao mesmo tempo, promover a produção sustentável e explorar de forma mais eficiente os canais de vendas aos países com os quais assinou acordos de livre comércio.
Neste sentido, o Ministério da Indústria e Comércio anunciou recentemente que está prestes a completar um corredor legal para vendas externas de arroz, criando um ambiente transparente, justo e favorável para os comerciantes e exportadores nacionais do grão.
Num contexto caracterizado pela escassez deste cereal devido à redução da oferta por parte de alguns dos principais produtores mundiais, o Vietname exportou 4,68 milhões de toneladas no primeiro semestre deste ano e obteve receitas de 2,98 mil milhares de dólares.
O volume de arroz exportado entre Janeiro e Junho passados foi 10,4 por cento superior ao mesmo período de 2023, enquanto o crescimento homólogo do valor das vendas foi de 32 por cento. JM