Washington - O senador democrata Joe Manchin informou, esta sexta-feira, que não vai apoiar a pessoa indicada pelo presidente Joe Biden para controlar, no Departamento de Energia, as licenças para exploração de petróleo e gás.
Manchin, um democrata conservador eleito pelo Estado da Virgínia Ocidental, preside a comissão senatorial de Energia e dos Recursos Naturais.
Uma das razões da sua oposição à nomeação é a intenção desta aumentar os impostos incidentes sobre as empresas que exploram petróleo no Estado do Alasca.
Manchin acusou-a de, com esta subida de impostos, "visar explicitamente a redução da produção de energia fóssil à custa da segurança energética" dos EUA.
A disputa sobre a nomeação de Daniel-Davis acontece quando Biden se aproxima de uma decisão sobre um projecto petrolífero no Alasca, que muitos grupos ambientalistas consideram que vai arruinar a reputação de Biden na política ambiental, se avançar.
Estes grupos sentem-se ultrajados com a possibilidade de Biden decidir a favor do designado projecto Willow, que consideram uma "bomba carbónica", que vai quebrar a sua promessa eleitoral de reduzir a exploração petrolífera nas terras e águas federais.CNB/GAR