Washington - A Comissão de Relações Externas da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos condenou hoje o secretário de Estado, Antony Blinken, por não ter comparecido numa reunião sobre o Afeganistão, segundo AFP.
A comissão das Relações Externas da Câmara é controlada pelos Republicanos dos EUA.
Blinken foi chamado à Comissão de Relações Externas devido à retirada dos EUA do Afeganistão, em 2021, mas acabou por não comparecer na audição, alegando problemas de agenda.
O secretário de Estado dos EUA está em Nova Iorque a participar na assembleia-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
"O secretário de Estado escondeu-se do povo americano", lamentou o presidente da Comissão, Michael McCaul, que iniciou o processo para condenar Blinken por desacato.
Para os democratas, em causa está um "teatro político" orquestrado pelos Republicanos a poucas semanas das eleições presidenciais, agendadas para 05 de Novembro.
Os Republicanos têm vindo a investigar o Governo pela retirada do Afeganistão e pelo ataque ao aeroporto de Cabul, que provou a morte de 13 soldados americanos.
Michael McCaul convocou Blinken para a audição, após ter publicado um relatório com as suas investigações.
Contudo, o secretário de Estado norte-americano viajou, na semana passada, para o Egipto e está agora a acompanhar a assembleia-geral da ONU.
De acordo com o seu porta-voz, Blinken já tinha respondido a perguntas sobre o Afeganistão nas 14 vezes em que esteve presente no Congresso como secretário de Estado. GAR