Dirico - A dinamização do sector turístico, na Região Angolana do Projecto de Conservação Transfronteiriço Okavango-Zambeze, passa pela recuperação das estradas que interligam o território do Cuando Cubango, defendeu o governador da província, José Martins.
Ao abordar a situação actual das estradas nessa região do país, o governante reiterou que não é possível acelerar o desenvolvimento neste sector, quando no corredor da região angolana do referido projecto, concretamente municípios do Cuangar, Calai até ao Dirico, percorre-se mais de 15 horas, em 600 quilómetros de Menongue.
José Martins apontou que esta realidade tem estado na base do atraso dos níveis desejáveis de desenvolvimento desta província, daí ser necessário a sua solução urgente, para que os turistas nacionais e estrangeiros possam desfrutar das belezas dos rios Kuvango (Cubango), do parque Luengue-Luiana até chegar ao Bico de Angola.
Pelas actuais condições, reconhece o governante, nem todo o turista consegue usar o corredor e aquele que transpor as barreiras terá de “consumir” tanto para o efeito, recordando que para o turista o tempo é dinheiro, por questões de negócios e férias no local de trabalho.
“Sem estradas asfaltadas o desenvolvimento do Cuando Cubango fica difícil, porque as empresas enfrentam bastantes dificuldades para trabalhar, assim como os órgãos administrativos do Estado”, advogou.
Entretanto, José Martins lembrou do Decreto Presidencial que aprovou a contratação para a construção da Estrada Nacional 140, nos troços Caiundo/Mbalachavu/Savate e Savate/Cuangar, com a ligação do Posto Aduaneiro do Katuitui, fronteiriço com a Namíbia.
Assegurou que os trabalhos, para o efeito, estão avançados para o início brevemente das obras, sendo que a Estrada Nacional 295, que liga Cuangar ao Dirico, na região sul do Cuando Cubango, está igualmente programada para que possa ter intervenção.
Já na região leste, referiu-se dos trabalhos em curso, e quase conclusivos, do processo de desminagem na Estrada Nacional 280, que liga Cuito Cuanavale/Mavinga, para a construção de uma empreitada que o governador considera de capital importância, para a implementação, com êxito, da Divisão Político - Administrativa da província do Cuando.
Execução do PIIM satisfaz governador do Cuando Cubango
O governador José Martins manifestou-se, por outro lado, satisfeito com a execução do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios naquela região, uma vez que, dos 68 projectos e acções validados, 28 estão concluídos e entregues ao serviço das comunidades.
Os restantes se encontram em bons níveis de execução. FF/PLB