Londres - O Reino Unido anunciou, hoje, que congelou os activos do grupo siderúrgico Evraz, cujo principal accionista é o bilionário russo Roman Abramovich, um dos alvos das sanções impostas a oligarcas próximos do Kremlin como resposta à invasão da Ucrânia.
PUBLICIDADE
O grupo Evraz "opera em sectores de importância estratégica" e produz "28% de todas as rodas de comboios russos e 97% dos trilhos do país", o que "é de suma importância, pois a Rússia utiliza as ferrovias para transportar equipamentos militares e tropas para a frente de batalha na Ucrânia", afirmou o governo britânico ao justificar a sua decisão.
Somada às sanções anteriores, "esta acção vai dissuadir ainda mais as empresas que operam em sectores estratégicos na Rússia", frisou Downing Street em comunicado, no qual detalhou que, a partir de agora, "nenhum cidadão ou empresa do Reino Unido pode fazer negócios" com o grupo Evraz, cujo núcleo encontra-se na Rússia.
Desde a invasão russa da Ucrânia, em 24 de Fevereiro, o Reino Unido sancionou mais de 100 empresas e mais de mil indivíduos, entre eles Abramovich, proprietário do clube de futebol inglês Chelsea, que ele teve que colocar à venda.
Contactado pela AFP, o grupo Evraz não reagiu de imediato. A empresa sempre alegou que o oligarca russo, um accionista "importante" com 28,64% do seu capital, não controla o grupo.