Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Propagandista defende controlo russo de bases dos EUA

     Mundo              
  • Luanda • Quarta, 27 Dezembro de 2023 | 16h36

Moscovo - Um dos principais propagandistas do Kremlin defendeu que a Rússia deve ocupar bases militares dos Estados Unidos na Europa, incluindo em Portugal, para que Moscovo nunca seja alvo de ameaças europeias, noticiou o jornal britânico Daily Express.

Citado pelo tabloide britânico, o propagandista Vladimir Solovyov, 'pivot' de um dos programas de televisão de maior audiência na Rússia e apoiante do Presidente Vladimir Putin, defendeu em directo que as "tropas de ocupação norte-americanas devem ser retiradas da Europa".

"Assim, teremos a certeza de que a Europa se comportará de forma muito decente e que nenhuma ameaça ao nosso Estado virá do território europeu", afirmou Solovyov numa intervenção que o jornal britânico descreve como "inflamada" e num "tom furioso".

Num vídeo partilhado na rede social X pelo site noticioso Nexta, Solovyov afirmou que Moscovo "deveria capturar as bases norte-americanas na Alemanha, Itália e Portugal (Base Aérea das Lajes, na ilha Terceira, no arquipélago dos Açores)".

"Penso que todas as tropas de ocupação norte-americanas devem ser retiradas da Europa e que as bases militares norte-americanas devem ser colocadas a grande distância do território da Federação Russa", referiu o apresentador durante o programa 'À Noite com Vladimir Solovyov'".

"Por exemplo, é perfeitamente possível ocupar parte das bases militares que foram preparadas pelos americanos na Europa Ocidental. Poderíamos muito bem estar estacionados numa série de bases em Itália. Mas Ramstein Alemanha poderia ser a nossa base", acrescentou.

Ramstein é uma base da Força Aérea dos Estados Unidos na Renânia-Palatinado, um estado no sudoeste da Alemanha e serve de quartel-general para as tropas norte-americanas na Europa e África e também para o Comando Aéreo Aliado da Organização do Tratado do Atlântico Norte - NATO (AIRCOM).

As declarações de Solovyov surgem numa altura de relatos de que o Presidente russo está a preparar-se para uma "futura guerra em grande escala" com a NATO, lembrou o grupo de reflexão do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW, na sigla inglesa).

O ISW lembrou que, no início deste mês, Putin "ameaçou a Finlândia e a aliança mais alargada da NATO" no canal de televisão estatal russo Rossiya 1.

Nesse sentido, prosseguiu o 'think tank' norte-americano, os militares russos estão actualmente a reestruturar o Distrito Militar Ocidental (DMO) para reformar o Distrito Militar de Leninegrado (DML) e o Distrito Militar de Moscovo (DMM) "como parte de um esforço de reestruturação e expansão a longo prazo que visa preparar a Rússia para uma potencial guerra convencional em grande escala contra a NATO".

Por outro lado, lembra o Daily Express, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou no início deste mês que a Rússia estaria disposta a atacar a NATO se ganhasse a guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 672.º dia.

Biden, prossegue o jornal britânico, advertiu que "se Putin tomar a Ucrânia, não vai parar por aí", acrescentando que um ataque da Rússia aos aliados poderia resultar em "tropas americanas a combater tropas russas".

Nesse contexto, Putin apressou-se a desdramatizar as afirmações de Biden, argumentando que a Rússia "não tem interesse" em atacar a NATO. AM/JM





Fotos em destaque

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

Angola apura-se pela 10ª vez para o CAN2025 em Marrocos   

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h48

AJEA forma 722  guias turísticos em cinco províncias

AJEA forma 722 guias turísticos em cinco províncias

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h39

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

PR deplora participação de políticos e parlamentares no contrabando de combustíveis 

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h21

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

Jovens no Andulo (Bié) despertam para produção da beringela

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h15

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

Zaire recupera 2,5 quilómetros quadrados de território ocupado ilegalmente pela RDC

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h09

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

Presidente Joe Biden visita Angola em Dezembro

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 12h04

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

Contrabando de combustível muda para Leste e Sul de Angola

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h54

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

Angola produz mais de 28 milhões de toneladas de produtos agrícolas na campanha 2023/2024

 Sexta, 18 Outubro de 2024 | 11h46


Notícias de Interesse

Angola regista crescimento na ordem de 4,3%

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 21h09

Embaixador no Egipto fala das conquistas da Independência

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 21h04

Feira expõe potencialidades agrícolas da Lunda-Sul

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h43

Vice-Presidente desenvolve intensa agenda em Baku

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h35

EUA felicitam Angola pelo aniversário da Independência

 Segunda, 11 Novembro de 2024 | 19h14

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+