Gaza - O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, afirmou hoje que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, "não é diferente de Hitler", numa nova crítica às autoridades israelitas pela ofensiva contra a Faixa de Gaza.
"Vimos os campos nazis israelitas nos Estados (ocupados da Palestina), certo? Que tipo de actos são estes?", questionou Erdogan, numa referência aos ataques que Telavive tem feito na Faixa de Gaza desde o ataque do grupo islamita Hamas a solo israelita, em 07 de Outubro.
"Falam de Hitler de uma forma estranha, mas qual é a diferença entre (o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu) e Hitler?", acrescentou o Presidente turco, que desde o início do conflito já comparou 'Bibi' alcunha de Netanyahu várias vezes com o líder da Alemanha nazi.
Em declarações à rede de televisão turca TRT, Erdogan criticou também o Conselho de Segurança das Nações Unidas e até meios de comunicação social, dizendo que "todas as instituições que servem como apóstolos da democracia falharam".
O exército israelita lançou uma ofensiva contra o enclave palestiniano após o ataque do Hamas em Outubro que provocou, segundo as autoridades israelitas, cerca de 1.200 mortos e em que o grupo islamita fez 240 reféns.
Em retaliação, Israel declarou guerra ao Hamas, bombardeando Gaza diariamente e fazendo, de acordo com as autoridades locais, controladas pelo grupo islamita, mais de 21.000 mortos, aos quais se somam mais de 300 mortos em ataques de colonos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. AM/JM