Tashkent - O actual Presidente do Uzbequistão, Chavkat Mirzioev, foi reeleito por ampla margem após a eleição presidencial antecipada de domingo no país mais populoso da Ásia Central, de acordo com resultados preliminares.
Segundo os dados revelados hoje pela Comissão Eleitoral durante uma conferência de imprensa na capital do país, Mirzioev obteve 87,05% dos votos, conquistando um mandato de sete anos, até 2030, com uma participação próxima dos 80%.
Eleito em 2016 com 88,61% dos votos e, depois, reeleito com 80,12% em 2021, em umas eleições criticadas por observadores internacionais, o líder uzbeque voltou a enfrentar candidatos desconhecidos do grande público.
Chavkat Mirzioev tinha convocado esta eleição presidencial na sequência do referendo constitucional de 30 de Abril, aprovado por mais de 90%, que validou a passagem do mandato presidencial de cinco para sete anos e o autorizou a concorrer a mais dois mandatos.
Estas medidas que abrem caminho à permanência no poder até 2037 de Mirzioev, que foi primeiro-ministro do anterior Presidente, Islam Karimov, entre 2003 e 2016.
Engenheiro de formação, Mirzioev apresenta-se como um reformador capaz de instaurar a era do "Novo Uzbequistão", onde "o ser humano é o valor supremo".
O Uzbequistão, uma ex-república soviética rica em gás, ocupa uma posição estratégica, sendo o único país que faz fronteira com todos os outros estados da região, incluindo o Afeganistão. JM