Nova Deli - O ministro-chefe de Nova Deli e uma das principais figuras da oposição indiana, Arvind Kejriwal, anunciou hoje que vai demitir-se do cargo, dois dias após ter sido libertado sob fiança num caso de corrupção, noticiou a AP.
Arvind Kejriwal, um crítico acérrimo do primeiro-ministro, Narendra Modi, foi detido há quase seis meses, antes das eleições nacionais, acusado de receber subornos de um distribuidor de bebidas alcoólicas. O tribunal superior da Índia libertou-o sob fiança na sexta-feira.
O ministro-chefe tem negado sistematicamente as acusações e classificou-as como uma conspiração política.
Kejriwal disse que o seu partido - que integra uma ampla aliança de partidos da oposição chamada INDIA e foi o principal opositor do Partido Bharatiya Janata, nacionalista hindu de Modi, nas eleições de Junho - realizará uma reunião mais tarde para decidir quem será o seu sucessor no cargo.
Os partidos da oposição condenaram amplamente a detenção de Kejriwal, acusando o Governo de Modi de utilizar indevidamente as agências federais de investigação para perseguir e enfraquecer os seus opositores políticos. Referiram-se a várias buscas, detenções e investigações de corrupção de figuras-chave da oposição nos meses que antecederam as eleições. JM