Paris - O ex-comissário europeu Michel Barnier é o novo Primeio-ministro francês, após ser nomeado hoje pelo Presidente Emmanuel Macron, cujo governo enfrentava um 'impasse' depois das eleições antecipadas de há dois meses terem mostrado que o país virou à Esquerda.
Barnier, de 73 anos, é um veterano na política francesa, tendo sido um ex-negociador da União Europeia para o Brexit (saída da Inglaterra da União Europeia), entre 2016 e 2021, segundo o site Notícias ao Minuto.
O ex-comissário europeu vai suceder a Gabriel Attal, que apresentou a demissão após as eleições legislativas antecipadas que decorrem em França.
O então chefe do executivo do país, 34 anos, assumiu o cargo em Janeiro do ano passado.
Barnier, do partido Les Républicains, estreou-se como ministro em 1993.
Antes de ir para Bruxelas (EU), o político assumiu cargos nas presidências de Nicolas Sarcozy e Jacques Chirac.
A nomeação acontece depois de esforços do Presidente e dos seus assessores para encontrar um candidato que possa ser capaz de construir apoios no parlamento francês, dado que apesar de o país ter, à segunda volta, virado à Esquerda, nenhum partido assegurou a maioria suficiente para governar por conta própria.
A longa carreira política de Michel Barnier começou em 1973. Além de deputado e senador, foi ministro do Meio Ambiente, entre 1993 e 1995, das Relações Europeias (1995-1997), das Relações Exteriores (2004-2005) e da Agricultura (2007-2009). DSC/JM