Luanda - O ministro das Relações Exteriores, Téte António, reconheceu, este domingo, no Djibouti, o papel da Turquia na promoção e consolidação da parceria estratégica com o continente africano.
O chefe da diplomacia angolana falava durante a 3ª Conferência Ministerial de Revisão África-Turquia, uma plataforma de cooperação multilateral estratégica, que visa alcançar objectivos ambiciosos entre os países africanos, representados pela União Africana (UA), e a Turquia.
Neste sentido, reafirmou o empenho da Turquia nos vários domínios essenciais, que têm permitido o fornecimento da paz, segurança e desenvolvimento económico sustentável.
Por outro lado, reiterou o compromisso de Angola em continuar a fortalecer esta parceria estratégica, para garantir que a África esteja devidamente representada no cenário internacional, através da sua integração no G20 e na luta pela presença africana permanente no Conselho de Paz e Segurança das Nações Unidas.
Téte António referiu que é essencial a promoção plena da implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), criando assim novas oportunidades de investimento e comércio entre África e Turquia, e o resto do mundo.
A 3ª Conferência Ministerial de Revisão África-Turquia realiza-se no âmbito da Parceria África-Turquia, para, dentre outros assuntos, analisar o Relatório de Implementação Conjunta da Cooperação África-Turquia, no período de 2022 a 2024.
A reunião visa fortalecer as relações políticas, económicas e sociais entre as partes, baseadas no interesse mútuo, na igualdade e no respeito à soberania nacional, e aos assuntos internos de cada Estado.
A parceria abrange várias áreas de cooperação, nomeadamente,Paz, Segurança e Governação, Comércio, investimento e Indústria, Educação e Desenvolvimento dos Jovens e Mulheres, Desenvolvimento das Infraestruturas e Agricultura e Promoção de Saúde Resiliente.
Durante o encontro, os representantes da Turquia e dos Estados-Membros da União Africana apreciaram os resultados alcançados no quadro da referida parceria.
Analisaram o impacto do apoio fornecido pela Turquia à União Africana em matéria de Paz e Segurança, às Missões de Manutenção de Paz, MINUSCA, na República Centro-Africana (RCA), UNMISS, Sudão do Sul e MONUSCO, na (RDC) durante o ano de 2024.FMA/ART