Nova Deli - A Índia está mantendo negociações para comprar petróleo russo, anunciou o ministro indiano de Petróleo e Gás, Hardeep Singh Puri, nesta terça-feira (15).
O comunicado do ministro foi feito ao parlamento indiano e confirmado pelo portal New Indian Express. A publicação ressalta que Nova Deli tem laços diplomáticos e de defesa históricos com Moscovo.
"As negociações estão em curso. Várias questões devem ser levadas em consideração, como a quantidade de petróleo que a Rússia tem disponível, ou novos mercados, ou novos fornecedores que possam vir ao mercado", disse Puri.
O ministro salientou que "há também questões relacionadas com seguros, fretes e muitas outras questões, incluindo mecanismos de pagamento". Segundo o governante, a Rússia disponibilizou-se a vender o petróleo com pagamento em rúpias e rublos.
O titular da pasta do petróleo indiano indicou que as autoridades indianas vão considerar todas as opções, acrescentando que mantiveram negociações "num nível apropriado" com os russos. Puri também disse que as importações de petróleo da Venezuela e do Irão foram afectadas pelas sanções, acrescentando que espera retomar as importações desses países.
"As companhias petrolíferas indianas vão assinar acordos com a Venezuela e também com o Irão assim que o seu petróleo entrar no mercado", disse.
Muitos países, incluindo europeus, continuam fortemente dependentes do combustível da Rússia, o segundo maior exportador de petróleo bruto do mundo, atrás da Arábia Saudita.
Com 1,38 biliões de pessoas, a Índia, o terceiro maior importador de petróleo do mundo, actualmente compra apenas cerca de 3% dos seus suprimentos da Rússia, segundo dados do Governo.