Chicago - O ex-presidente Barack Obama renovou o slogan da campanha presidencial de 2008 em apoio a Kamala Harris, durante a Convenção do Partido Democrata: "sim, ela pode", noticia o Portal de notícias da Globo.
Segundo o Portal, Obama começou o discurso afirmando que estava a se sentir esperançoso e brincou, dizendo que as convenções do partido dão sorte para pessoas com "nome engraçados".
Na sequência, o ex-presidente Obama passou a atacar Donald Trump. Ele afirmou que o candidato republicano tem comportamentos perigosos e defende apenas os próprios interesses.
"Temos um bilionário de 78 anos que não para de reclamar sobre os problemas dele", disse. "A verdade é que Donald Trump vê o poder apenas como um meio para chegar aos próprios objectivos."
Depois, Obama destacou as diferenças entre Trump e Kamala, afirmando que a candidata democrata nasceu sem privilégios e relembrou a carreira dela como procuradora-geral da Califórnia.
"Kamala Harris não vai focar nos próprios problemas. Ela vai focar nos problemas de vocês. Como presidente, não vai ficar atendendo apenas apoiantes e punir quem se recusar a se ajoelhar para ela. Ela vai ajudar cada americano", disse.
Enquanto Obama falava sobre o plano de governo de Kamala, alguém na plateia gritou "sim, ela pode". O público, então, fez uma referência ao mote da campanha presidencial de Obama em 2008: "sim, nós podemos". O democrata endossou o apoio, renovando o próprio slogan.
O ex-presidente também pediu a ajuda de apoiantes para desencorajar conflitos e fez um apelo pela união entre os norte-americanos.
"Precisamos retornar para uma América onde vamos trabalhar juntos e cuidar uns dos outros. É sobre isso que essa eleição vai tratar".
Ao longo do discurso, Obama elogiou o governo do actual presidente, Joe Biden. O democrata afirmou que fez uma óptima escolha ao escolher Biden para ser o vice-presidente dele, entre 2009 e 2017.
"A história vai lembrar Joe Biden como um presidente que defendeu a democracia em um momento em que ela passava por um grande risco", disse. JM