Madrid - A área de investigação da Guardia Civil está a investigar o roubo de equipamento médico do Hospital Puerta de Hierro, em Madrid. O golpe envolveu material radiológico e de exame, tais como endoscópios, com um valor de mais de 400.000 euros. O roubo aconteceu na segunda-feira à noite, 14 de Março, de acordo com a Cadena SER.
Fontes citadas pelo mesmo meio dizem que o roubo deste material causou problemas ao hospital na realização de alguns exames de diagnóstico. No entanto, salientam que o material chegou na quarta-feira e que o hospital pôde retomar a actividade normal.
Essa mesma quarta-feira foi quando o próprio hospital apresentou queixa no posto da Guarda Civil em Majadahonda. A investigação já começou e as primeiras suspeitas são de que o roubo teve lugar de dentro do hospital, ou seja, por um trabalhador.
Esta não é a primeira vez que material deste tipo é roubado dos hospitais públicos da rede de saúde de Madrid. Há algumas semanas, no início de Janeiro, um roubo semelhante foi perpetrado no Hospital de la Paz. Um incidente semelhante também teve lugar no Hospital Príncipe de Astúrias em Alcalá de Henares, em 2019.
O roubo de material no Hospital Puerta de Hierro teve lugar na mesma semana em que duas enfermeiras do Hospital Enfermera Isabel Zendal foram presas por roubarem material de saúde avaliado em 5.000 euros. Não tinham antecedentes criminais e alegaram às autoridades que o tinham roubado para doar à Ucrânia.