Gaza - Vários Estados-membros do Conselho de Segurança da ONU criticaram hoje Israel pelas sucessivas ordens de evacuação em Gaza, que colocam em causa missões de ajuda humanitárias no enclave, e por novos ataques contra pessoal das Nações Unidas.
Numa reunião do Conselho de Segurança, convocada pela Suíça e pelo Reino Unido à luz da deterioração da situação humanitária em Gaza, a subsecretária-geral interina da ONU para Assuntos Humanitários, Joyce Msuya, confirmou que a resposta humanitária das Nações Unidas no enclave palestiniano enfrenta "dificuldades inigualáveis", denunciando o deslocamento forçado e ataques a tiro contra funcionários da ONU por parte das forças israelitas.
A ordem de evacuação subsequente, emitida por Israel em 25 de Agosto, levou à maior recolocação de funcionários da ONU desde que foram forçados a deixar o norte de Gaza em Outubro de 2023, acrescentou ainda a representante das Nações Unidas.
De acordo com as Nações Unidas, mais de 88% do território de Gaza recebeu uma ordem de evacuação em algum momento. CQ/JM