Bruxelas – A presidente da Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, que o embargo total ao petróleo russo é uma das propostas incluídas no novo pacote de sanções contra a Rússia, noticiou o site Notícias ao Minuto.
"Vamos garantir que eliminamos o petróleo russo de forma sistemática, de forma a conseguirmos assegurar uma alternativa que nos permita fornecer as rotas de petróleo e minimizar o impacto nos mercados globais", garantiu Ursula Von der Leyen, citada pela Associated Press (AP).
A medida, que faz parte daquele que é o sexto pacote sanções, prevê o fim do fornecimento do petróleo bruto no prazo de seis meses e de produtos refinados até ao fim deste ano.
“Finalmente, propomos o fim da importação do petróleo russo", escreveu a responsável numa publicação partilhada no Twitter, avisando: "Vamos ser claros: não vai ser fácil. Mas temos de trabalhar nisso", considerou.
Segundo a AP, a proposta tem, no entanto, que ter 'luz verde' dos 27 Estados-membros da União Europeia, algo que Von der Leyen disse que "não seria fácil", devido à dependência energética que certos países, como a Eslováquia, têm da Rússia.