Washington - O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, vai deslocar-se hoje ao Bahrein, acrescentando uma paragem à maratona diplomática que está a realizar no Médio Oriente, anunciou um funcionário do Departamento de Estado.
O Bahrein alberga uma importante base norte-americana e o quartel-general da Quinta Frota dos Estados Unidos.
Blinken iniciou no fim de semana mais uma ronda de contactos na região para tentar evitar uma escalada do conflito entre Israel e o movimento islamista palestiniano Hamas na Faixa de Gaza.
O secretário de Estado norte-americano encontrou-se hoje de manhã com o Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, em Ramallah, na Cisjordânia ocupada, e deverá ser recebido pelo Rei Hamad bin Isa Al Khalifa no Bahrein.
A pequena monarquia do Golfo faz parte da coligação de duas dezenas de países formada para defender o tráfego marítimo no Mar Vermelho e no Golfo de Aden dos ataques dos rebeldes Houthi do Iémen, apoiados pelo Irão.
O Bahrein é um aliado fundamental dos Estados Unidos, que anunciou a formação da coligação em 18 de Dezembro de 2023.
A zona estratégica do Mar Vermelho e do Golfo de Aden é responsável por 12% do comércio mundial.
As forças britânicas e norte-americanas abateram na terça-feira à noite 18 'drones' (aeronaves sem tripulação) e três mísseis disparados pelos Houthis no Mar Vermelho.
De acordo com o Governo britânico, trata-se do maior ataque dos rebeldes iemenitas até à data.
ministro da Defesa britânico anunciou na terça-feira à noite que outra fragata, a "Richmond", estava a caminho do Mar Vermelho para combater os ataques dos rebeldes.
Desde o início da guerra em Gaza, desencadeada pelos ataques do Hamas no sul de Israel, em 07 de Outubro, tem havido um receio crescente de uma escalada regional das hostilidades entre Israel e os seus outros inimigos.CS