Beijing - A China e as Filipinas prometeram trabalhar em conjunto para reduzir tensões no Mar do Sul da China, região que tem sido palco de momentos tensos entre Beijing e Manila ao longo do último ano.
O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, disse, esta quinta-feira, citado pela Associated Press (AP), que os dois lados concordaram em melhorar as comunicações e recorrer a negociações amigáveis para resolver as suas disputas marítimas, "especialmente para gerir bem a situação em Ren'Ai".
China e Filipinas têm protagonizado confrontos nesta região do Mar do Sul da China, que Manila chama de atol Ayungin e os Estados Unidos de atol Second Thomas.
Em Novembro, aliás, as Filipinas acusaram um navio da guarda costeira chinesa de levar a cabo manobras perigosas na zona, atingindo um navio filipino com um canhão de água. Beijing negou, no entanto, ter agido fora da normalidade.
"Os dois lados tiveram discussões francas e produtivas para acalmar a situação no Mar do Sul da China e ambos os lados concordaram em lidar com calma com os incidentes, pelo menos através da diplomacia", disse o Departamento de Negócios Estrangeiros das Filipinas em comunicado, na quarta-feira. AM/JM