Londres - A chefe da diplomacia britânica, Liz Truss, exigiu, esta segunda-feira, 01, que a França retire "dentro de 48 horas" as ameaças relativas ao diferendo sobre licenças de pesca entre o Reino Unido e a França, sob pena de apresentar queixa contra Paris por não cumprimento do acordo comercial entre a Grã-Bretanha e a União Europeia.
Londres endureceu o tom diante de uma reacção francesa que considera desproporcional no conflito pelas licenças de pesca entre a França e o Reino Unido.
Em declarações ao canal de televisão Sky, a chefe da diplomacia britânica, Liz Truss, exigiu que a França retire "dentro de 48 horas" as ameaças relativas ao diferendo sobre licenças de pesca entre o Reino Unido e a França, sob pena de entrar com queixa contra Paris por não cumprimento do acordo comercial entre a Grã-Bretanha e a União Europeia.
Paris tinha ameaçado proibir os navios de pesca britânicos de descarregarem a carga em portos franceses e apertar os controlos alfandegários aos camiões, se os franceses não obtivessem mais licenças para pescar nas águas do Reino Unido.
Londres também ameaçou implementar "controlos rigorosos" aos barcos europeus que pescam em águas britânicas, se a França cumprir a ameaça de avançar com medidas de retaliação a partir de terça-feira.
Emmanuel Macron e Boris Johnson reuniram-se em Roma, este domingo e à margem da cimeira do G20, para tentar resolver o conflito em que Paris ameaça Londres com medidas retaliatórias a partir da próxima terça-feira, caso não sejam concedidas as licenças de pesca acordadas no âmbito do Brexit.
Esta disputa pós-Brexit sobre a concessão de licenças para pescar nas águas costeiras do Reino Unido ameaça levar a um bloqueio francês às embarcações britânicas.