Caconda – Pelo menos mil famílias da vila sede do município de Caconda, na província da Huíla, estão a consumir, desde a semana passada, energia eléctrica da nova Central Térmica de mil e 100 quilowatts.
A energia é fornecida das 10 às 14 horas e das 18 a meia-noite, finda a fase de testes que decorreu em Outubro. O arranque da nova central estava previsto para Dezembro, mas ficou concluído dois meses antes.
Segundo o seu administrador, Castilho Cacumba, o investimento é de 300 milhões de kwanzas do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios, projecto aguardado há mais dois anos pela população.
Ao todo, disse, duas mil famílias vão beneficiar da nova energia, numa altura em que prossegue o processo de concretização das ligações domiciliares e extensão da rede de iluminação pública.
Antes desse investimento, apenas 500 residências da vila municipal tinham acesso à energia da rede pública, antes produzida por um gerador de 150 KVA, que fornecia das 18 às 22h.
Para além da vila, programa abrange alguns bairros periféricos com ligações domiciliares e iluminação pública.
O município existe há 339 anos, mas ascendeu à categoria de Concelho a 23 de Junho de 1934.
Com quatro mil e 715 km2, tem uma população de 207 mil e 650 habitantes e fica a 230 quilómetros a norte do Lubango, capital da província da Huíla. MS