Riad - Pelo menos 20 pessoas morreram e 30 outras ficaram feridas segunda-feira, na Arábia Saudita, após uma colisão de um autocarro que transportava peregrinos para Meca, adiantou a televisão estatal saudita.
O acidente, que ocorreu na província de Asir, no sul, destaca o constante desafio de segurança no transporte de peregrinos para Meca e Medina, as duas cidades mais sagradas do Islão, noticiou a agência EFE.
O desastre ocorreu durante a primeira semana do mês sagrado do Ramadão, quando muitos muçulmanos realizam a peregrinação Umrah (peregrinação menor), e alguns meses antes da peregrinação anual hajj.
De acordo com informações preliminares da estação estatal Al-Ikhbariya, o número de mortos neste acidente chegou a 20 e o de feridos foi de 30.
As vítimas são de diferentes nacionalidades, segundo o canal, que não apresentou mais detalhes.
Al-Ikhbariya divulgou imagens onde mostra um repórter em frente ao que parecia ser a carcaça carbonizada de um autocarro.
Transportar peregrinos nas estradas da Arábia Saudita pode ser perigoso, especialmente durante o hajj, quando as intermináveis filas de trânsito são criadas por autocarros cheios de fiéis.
Em Outubro de 2019, 35 estrangeiros morreram e outros quatro ficaram feridos na colisão entre um autocarro e outro veículo pesado perto de Medina.
No entanto, as peregrinações continuam a ser uma parte crucial do sector de turismo, do qual os líderes sauditas dependem para diversificar a sua economia dependente de combustíveis fósseis.CNB/GAR