Ondjiva- Uma exposição fotográfica que documenta o percurso histórico da proclamação da independência nacional, assinalada a 11 de Novembro de 1975 e os marcos de desenvolvimento do país está em curso a partir desta sexta-feira, província do Cunene.
A exposição, que estará patente ao público até 30 de Novembro na Praça Central de Ondjiva, é promovida pelo Departamento de Informação e Propaganda (DIP) do partido MPLA, e insere-se nas comemorações do 49º aniversário da Independência de Angola.
Em declaração à ANGOP, o especialista do DIP, Pedro Jeremias, disse que o evento visa aproximar as gerações mais novas à história deste marco importante de Angola, que devem ser perpetuados.
Pedro Jeremias considera a preservação e valorização dos precursores da liberdad fundamental, dai que se deve valorizar a independência, os bens e o património deste feito.
Adiantou ainda que a vida, obra e legado dos protagonistas deste feito devem ser constantemente enaltecidos, pelo que apelou à juventude a acompanhar e participar no desenvolvimento do país.
Fez saber que património fotográfico agora exposto, inclui fotografias em locais e situações frentes de combate, participação dos antigos Presidentes António Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos com outros líderes em cimeiras, encontros com a população, momentos desportivos e culturais.
Estão ainda expostas imagens do processo de reconstrução da cidade de Ondjiva, as obras dos projectos estruturantes de combate à seca como o canal do Cafu.
A independência de Angola foi proclamada pelo nacionalista António Agostinho Neto, que se tornou o primeiro Presidente de Angola.FI/LHE/SEC