Luanda - Vinte mil alunos, entre os seis e 12 anos de idade, de 13 escolas primárias da capital, vão beneficiar, nos próximos tempos, do programa de educação nutricional, denominado " A aula do Professor Pascual", uma acção que se enquadra no cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) do Executivo.
O projecto resulta de um protocolo de cooperação assinado, nesta terça-feira, entre a Comissão Nacional de Angola para a UNESCO e a empresa Refriango.
O mesmo já foi implementado em 11 escolas primárias também de Luanda, sendo que nesta nova etapa, as instituições do ensino abrangidas vão beneficiar também de aulas interactivas sobre nutrição, alimentação saudável e equilibrada.
"A Aula do Professor Pascual” está orientada a passar informação sobre os alimentos numa aula lúdica representada pelo actor Osvaldo Moreira, com o suporte de materiais didáticos sobre educação nutricional, permitindo às crianças desenvolver hábitos alimentares adequados e, acima de tudo, torná-los parte da sua vida.
Nas aulas, que são ministradas nas escolas do ensino primário, destacam-se as diferenças entre alimentos e nutrientes, os benefícios e importância de consumir produtos lácteos e recomendações de alimentação para o pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar das crianças.
Durante sessões de três horas, os alunos vão aprender a destacar as diferenças entre alimentos, nutrientes, vitaminas, minerais, bem como a importância e benefícios de produtos lácteos.
Na ocasião, o secretário permanente da Unesco em Angola, Alexandre Costa, destacou a importância do projecto no bem-estar da criança, referindo que a sua efectivação permitirá desenvolver mais iniciativas conjuntas para apoiar as políticas do Executivo.
Por seu turno, a administradora de Marketing da Refriango, Tânia Jardim, reiterou que a empresa tem na sua gênese uma contínua preocupação social e de desenvolvimento com as comunidades e já têm desenvolvido vários projectos neste âmbito.
Sublinhou que o projecto reflecte a importância da nutrição para o desenvolvimento das capacidades cognitivas e físicas das crianças.