Lubango – Um escola do I e II níveis, com seis salas de aula foi reabilitada e ampliada no âmbito de uma parceria público-privada no sector da educação, passando a acomodar 530 alunos, contra anteriores 265, cuja estrutura foi entregue à comunidade do bairro "A Luta Continua", arredores do Lubango, província da Huíla.
Trata-se da escola Nº200, cujo restauro foi feito com recursos da ONG Internacional Rise Angola, avaliado em 300 mil dólares norte-americanos.
Dados estatísticos do sector da educação revelam que o Lubango conta com 168 escolas, correspondentes a mil e 651 salas de aula, para 268 mil 353 alunos matriculados no presente ano lectivo.
Falando no acto de reinauguração da respectiva escola, o representante da Internacional Rise Angola, Adriano Huambo, afirmou que a iniciativa surge da necessidade de ajudar o governo a retirar crianças que se encontram fora do sistema de ensino, assim como melhor a acomodação dos alunos.
Segundo o responsável, a organização vai continuar a apoiar iniciativas como estas, para que ajude, a melhorar o sistema ainda carente de estruturas compactas.
Por sua vez, o administrador municipal do Lubango, Lisender André, destacou a importância da reabilitação de mais um estabelecimento de ensino, acção que retira mais der 836 crianças de salas ao ar livre.
Assinalou que o município ainda estima que tenha perto de 155 mil crianças fora do sistema, pelo que parcerias como essas são bem-vindas.
Com uma superfície territorial de três mil 140 quilómetros quadrados, o município do Lubango tem uma população estimada em um milhão, 020 mil 558 habitantes. JT/MS