Mbanza Kongo – O Ministério da Educação (MED) está a trabalhar para a criação, a nível do país, de salas especiais para os alunos com deficiência.
A informação foi avançada esta segunda-feira, em Mbanza Kongo, pelo chefe de departamento de intervenção intersectorial do Instituto Nacional de Educação Especial, Paulo Gomes, na abertura do seminário sobre a “Política nacional da educação inclusiva”, dirigido a gestores escolares, inspectores e professores.
Para a materialização desse desiderato, o responsável disse que o MED conta com o apoio dos governos provinciais na disponibilização de condições materiais e na capacitação de mais técnicos do sector.
Segundo disse, a intenção é de transformar as instituições de ensino primário ao II ciclo de ensino secundário em escolas inclusivas, para facilitar a interacção entre crianças com necessidades especiais de aprendizagem e alunos sem deficiência.
Acrescentou que todas as escolas do país estão orientadas a matricular a custo zero, crianças com problemas de surdez, mudez, cegueira, autista, atraso mental, entre outras deficiências.
Entre os resultados já alcançados desde a implementação do programa de educação inclusiva no país, o responsável apontou o crescimento de número de crianças com deficiência matriculadas em várias escolas, bem como o aumento do nível de escolaridade para essa franja.
Durante cinco dias, os participantes vão abordar temas relacionados com os conceitos da política inclusiva, a lei de acessibilidade, como interagir com as crianças com necessidades especiais, entre outros.
Por sua vez, o director do gabinete provincial da Educação, José Luís Amélia, disse que para o presente ano lectivo, 916 alunos com necessidades especiais frequentam as aulas em toda província.
Participam no seminário, 50 técnicos provenientes dos seis municípios que compõem a província do Zaire.