Lubango - O governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi, apelou hoje, quarta-feira, no Lubango, a direcção do Instituto Superior Católico do Lubango (ISUCAL), a apostar na formação de cidadãos comprometidos com o bem-estar da sociedade, com a justiça social e com o respeito pela diversidade.
Nuno Mahapi fez este apelo na abertura do ano académico 2023/2024 do ISUCAL, tendo realçado que para a concretização deste desiderato terá de começar por promover a excelência académica, a pesquisa de alta qualidade e o desenvolvimento integral dos indivíduos de acordo com os príncipes da ética e dos valores cristãos.
Destacou que a província da Huíla é rica na cultura e na formação de quadros, com este novo instituto superior antevê-se um futuro promissor, onde as mentes de jovens talentosos e ávidos do saber, poderão preparar-se para desafios e oportunidades globais.
Considerou ser um dia de “grande significado e celebração”, pois marca, não apenas a abertura do ano académico, mas o início de uma jornada extraordinária do ISUCAL, pelo que é um momento que será lembrado como ponto de partida para muitas vidas cheias de promessas.
Afirmou que com o arranque da instituição serão ministrados os cursos de licenciaturas em Ciências da Comunicação, Contabilidade e Finanças, Direito e Economia, alargando assim, a capacidade de oferta na província e contribuindo para uma maior integração de jovens na vida universitária e no acesso a formação superior.
“Temos a certeza que nós próximos anos serão também abertos, para além de cursos sociais, os virados às engenharias, respondendo a procura por essa área do saber e contribuir para formação de quadros necessários à nossa indústria local de exploração, transformação e produção”, assinalou o governador.
Sublinhou que para os estudantes a jornada que hoje começa será desafiadora, mas recompensadora, pois cada lição, cada livro e cada desafio que enfrentarem trará oportunidades de crescimento.
O ISUCAL é fruto de um percurso iniciado em 2018, criado sob o Decreto Presidencial, cujo correspondente Campus, mesmo numa fase ainda incipiente, beneficiou da bênção inaugural dos Bispos da CEAST, em Agosto de 2021 e está afecto a Paróquia da Nossa Senhora da Muxima do Toco.
A instituição resulta de uma iniciativa decorrente de motivações sobre a visão da Igreja católica, a respeito da promoção da dignidade humana baseada no desenvolvimento contínuo, assim como para criar oportunidades para a camada jovem dar continuidade a formação académica, tendo como principal artífice o pároco da Muxima do Toco, padre Américo Costa Gomes.
No presente ano académico estão matriculados mais de mil estudantes em quatro cursos. BP/MS