Caxito - Cem exemplares da obra literária do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, foram entregues, esta sexta-feira, ao Complexo Escolar nº 368, no bairro de Cawango, município do Dande, província do Bengo, pela Fundação António Agostinho Neto.
O material foi entregue pelo coordenador do projecto “Sábado nos Musseques”, Walter André, ainda no quadro das comemorações do Dia do Herói Nacional, assinalado no passado dia 17 de Setembro.
Na ocasião, Walter André explicou que o material oferecido vai permitir aos alunos tomarem contacto com a visão e o pensamento de António Agostinho Neto, na libertação de Angola do jugo colonial e a contribuição de outras figuras.
Sobre o projecto, esclareceu ter sido criado em Maio de 2014, com base no poema do Agostinho Neto denominado “Sábado nos Musseques", e visa divulgar a vida e obra do António Agostinho Neto nos aspectos relacionados com a educação, cultura e história.
Informou também que o projecto não aborda apenas o legado Neto mas também outras figuras angolanas que contribuíram directa ou indirectamente para a independência nacional de Angola.
O projecto "Sábado nos Musseques" já chegou a nove províncias de Angola, onde já foram entregues diversos livros literários para incentivar o gosto de leitura,.
Ainda hoje, o professor Marcelo Sebastião proferiu uma palestra sobre a vida e obra de Agostinho Neto, e aconselhou os alunos a primar pela obediência, respeito, formação e evitar destruição dos bens das escolas.
Já a administradora adjunta comunal de Caxito, Maria Maquiese Barros elogiou e agradeceu a iniciativa da Fundação e pediu às outras organizações para seguirem o exemplo. MD/PA