Cacuaco - A Administração Municipal de Cacuaco projecta, até final do ano lectivo 2022-2023, a redução da taxa de abandono escolar abaixo dos cinco por cento por meio da distribuição regular de merenda escolar.
Entre 2017 a 2022 o município distribuiu um total de 30 mil 107 merendas.
A informação consta de um relatório sobre a aplicação dos 11 Compromissos para a Criança, a que a ANGOP teve acesso hoje, quarta-feira, no decurso da sua apresentação no Fórum da Criança e da Família, a decorrer durante dois dias, nesta localidade.
Consta do documento que, neste ano lectivo, já foi possível distribuir mais de mil e 700 merendas em mais de oito mil escolas existentes em Cacuaco.
O relatório apresenta o nível de execução dos 11 Compromissos para a Criança no período entre 2017 e 2022 com incidência para a educação, um sector que registou nos últimos cinco anos a reabilitação e ampliação de 105 salas de aula, entre primárias e complexos escolares, bem como outras 76 novas salas em construção.
“Com a construção de novas salas de aula, assim como a reabilitação e ampliação das escolas do município, espera-se por um aumento da taxa líquida de escolarização para mais de seis mil e 120 novos alunos no próximo ano lectivo”, refere o documento.
No âmbito da redução da taxa de disparidade de género nas escolas, as direcções de escolas são orientadas a reservar 50 por cento das vagas para raparigas, para aumentar o número de meninas no sistema de ensino.
Segundo a administradora adjunta para a Área Social, Níria Marques, que falava durante a cerimónia, os números alcançados foram possíveis devido ao nível de investimentos em infraestrutura e recursos humanos aplicados pela administração municipal em todos os domínios da sociedade local.
“A Administração Municipal de Cacuaco tem aplicado recursos em projectos de impacto social para sanar as dificuldades das crianças desta localidade, assim como toda a população de Cacuaco”, reforçou.
Os 11 Compromissos com a Criança foram adoptados pelo Governo de Angola em 2007 e revistos em 2011.
Dizem respeito à sobrevivência da criança, segurança alimentar e nutrição, registo de nascimento, educação da primeira infância, ensino primário e formação profissional, bem como à Justiça Juvenil, o VIH/SIDA, violência contra as crianças, protecção social e competências familiares. DIF/ACS/ART