Cacolo - O município do Cacolo, província da Lunda Sul, vai ganhar em Junho do ano em curso, duas novas escolas primárias de sete e oito salas de aulas cada, inseridas no Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP).
As infra-estruturas, cujas obras tiveram inicio em Março de 2020, têm capacidade para albergar mil e 50 alunos do município sede (Cacolo).
A empreitada preve tambem a ampliação de uma escola de três salas de aulas para sete, que será inaugurada em Julho, do ano em curso, assim como postos de abastecimento de água.
Em declarações à ANGOP, o administrador municipal de Cacolo, Adérito Canhanga, referiu que no âmbito do PIDLCP estão igualmente em construção e reabilitação infra-estruturas rurais como escolas, projectos de água, de expansão da rede eléctrica, saneamento básico, entre outras, num universo de 431 acções.
Esclareceu que as duas escolas estão praticamente concluídas, faltando apenas a colocação de espaços verdes, água e muro de vedação.
Quantas as demais, referiu que, estão num ritmo aceitável de execução física, podendo ser concluídas em breve, fruto dos pagamentos já efectuados, facto que animou os empreiteiros a imprimirem maior celeridade nos trabalhos.
Ainda no âmbito do PIDLCP, o responsável afirmou estar em curso projectos de apoio aos ex-militares, para a sua inserção na sociedade.
Os projectos em curso irão absorver cerca de 300 milhões de Kwanzas, incluindo a construção, fiscalização de obras e o devido apetrechamento.
O sector da educação na sede de Cacolo conta com mais de 358 professores, 104 salas de aulas e 14 mil 450 alunos matriculados no ano lectivo/2020.
O município de Cacolo, que dista 141 quilómetros da sede de Saurimo, possui uma extensão territorial de 15 mil e 402 quilómetros quadrados, onde vivem mais de 36 mil 185 habitantes.