Luena – O embaixador do Zimbabwe em Angola, Thando Madzvamuse, manifestou hoje (quarta-feira), no Luena, o interesse do seu país em reforçar a cooperação com Angola no sector agrícola, com vista a contribuir no processo de diversificação da economia nacional.
Thando Madzvamuse manifestou essa intenção à imprensa, após a visita de trabalho de algumas horas que efectuou ao Moxico, que serviu para identificar possíveis áreas de investimentos, reconhecendo que Angola tem um grande potencial económico que precisa ser explorado para desenvolver a sua economia.
O diplomata informou que o seu país possui empresas especializadas com largas experiências na produção de milho, tomate, cebola, entre outros produtos agrícolas, e que pode ser passada a Angola.
Afirmou que Zimbabué estaria disponível para movimentar os seus técnicos a Angola, oferecendo treinamento e troca de experiências com instituições angolanas.
Angola tem cooperação com o Zimbabwe nos sectores de política, defesa e segurança, agricultura, turismo, transportes e formação de quadros.
Durante a sua estada no Moxico, o embaixador do Zimbabué em Angola visitou a localidade do Boma (arredores do Luena), região que poderá acolher um memorial para homenagear mil 500 ex-combatentes da independência do Zimbabué, assassinados, nesta circunscrição do Moxico, a 26 de Fevereiro, pelo exército racista sul-africano.