Mbanza Kongo - O embaixador dos Países Baixos(Holanda), Tsjeard Hoekstra, manifestou esta terça-feira, em Mbanza Kongo, Zaire, a intenção do seu país investir nos ramos da agricultura e logística, das pescas e energias renováveis na região, com vista a contribuir na diversificação da economia nacional.
Conforme o diplomata, que se encontra em visita de trabalho de 48 horas na região, o seu país pretende partilhar a sua experiência com Angola no domínio da agricultura sustentável, pois que a Holanda é o segundo exportador de produtos agrícolas do mundo, depois dos Estados Unidos da América(EUA).
O embaixador reconhece as potencialidades agrícolas de Angola e do Zaire, em particular, que detém vastas terras férteis para a produção de qualquer tipo de produtos em grande escala, com destaque às frutas tropicais.
“Angola detém vastas terras férteis que podem beneficiar desta troca de conhecimentos, com vista a diversificação da sua economia”, enfatizou o embaixador, que falava à imprensa.
Tsjeard Hoekstra disse ser do interesse da Holanda desenvolver uma cadeia de frio que permita os fazendeiros nacionais exportarem frutas tropicais, através do porto do seu país(Roterdão), o maior a nível da Europa.
Revelou haver já empresas holandesas a operarem no Porto do Soyo, na Empresa Angola-LNG, assim como na prestação de serviço de transporte do pessoal para as plataformas petrolíferas em Offshore e em outros sectores.
A intenção do embaixador da Holanda foi manifestada à saída de um encontro de trabalho com membros do Governo provincial do Zaire.
A jornada de visita do diplomata estender-se-á, nesta quarta-feira, ao município costeiro do Soyo.