Cunene- Treze cooperativas agrícolas, na província do Cunene, estão inscritas para aquisição de 20 carrinhas de transportação de mercadorias, para o escoamento de produtos do campo para os centros de consumo.
Os meios fazem parte de um universo de 500 viaturas que serão distribuídas pelo país, na primeira quinzena de Agosto deste ano, no âmbito do Plano de Apoio aos Operadores de Transportes de Mercadorias do Comércio Rural.
Em declarações hoje, segunda-feira, à Angop, o director do gabinete para o Desenvolvimento Económico Integrado no Cunene, Orlando Kamati, disse que o período de apresentação das respectivas candidaturas decorreu de 15 de Maio a 25 deste mês.
Fez saber que a dificuldade no escoamento da produção para Ondjiva, principal centro de consumo, tem sido um dos maiores constrangimentos vividos pelas cooperativas.
Explicou que, entre outros critérios para a selecção, serão avaliados a capacidade agrícola de cada cooperativa e dificuldade de mobilidade entre o campo e a cidade.
Paralelamente a este programa, revelou a fonte, que o executivo tem em carteira a reabilitação das principais vias para facilitar no escoamento dos produtos.
Distribuição das viaturas
A distribuição das viaturas obedece um Plano de Acção aprovado pelo Decreto Presidencial nº 19/21, de 20 de Janeiro, alinhado com o Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural.
Entretanto, os operadores interessados nas carrinhas, entre pessoas singulares ou cooperativas, terão um período de quatro anos para o reembolso do valor de aquisição, através de um depósito mensal de 200 mil kwanzas ao Estado.
No total, os beneficiários irão pagar nove milhões e 600 mil kwanzas, durante os quatro anos, beneficiando de uma bonificação do Governo angolano, que vai adquirir as viaturas ao preço de até Kz 40 milhões por cada. Estes meios são de tipologia 4×4, com 115 a 135 cavalos e capacidade de 6.5 toneladas.