Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

SODIAM arrecada USD 22,3 milhões em leilão de diamante

     Economia              
  • Luanda • Sexta, 13 Outubro de 2023 | 10h51
ilustração de vários tipos de pedras de Diamantes
ilustração de vários tipos de pedras de Diamantes
Divulgação

Luanda - A empresa Nacional de Comercialização de Diamantes de Angola (SODIAM E. P) arrecadou USD 22,3 milhões com a venda em leilão de 1.329,89 quilates de diamantes.

O 7° leilão de diamantes em bruto, decorrido nas instalações da SODIAM, em Luanda, contou com as com produções das sociedades mineiras do Lulo, Kaixepa, Somiluana, Catoca e Luele.

Segundo o comunicado de imprensa que ANGOP teve acesso hoje, o leilão de diamantes, cujas sessões de avaliação aconteceram nos dias 3 a 10 deste mês, compreendeu a apresentação de propostas até às 10h00 do dia 1 de Outubro, submetidas por via electrónica na plataforma online www.transatlanticgemsales.com.

O presidente do Conselho de Administração (PCA) da SODIAM, Eugénio Bravo da Rosa , disse que foi possível arrecadar uma receita acima das expectativas dos produtores, o que demonstra  a existência de uma demanda aceitável no mercado internacional, para determinadas categorias de pedras.

Estiveram na licitação um conjunto diversificado de pedras especiais, sendo um (01) da Sociedade Mineira do Somiluana, que rendeu cerca de USD 1,53 milhões, sete (7) da Sociedade Mineira do Lulo que valeu USD 15,7 milhões, 18 da Sociedade Mineira do Kaixepa que beneficiou de  USD 2,04 milhões, sete (7) da Sociedade Mineira do Catoca que renderam USD 2,07 milhões e três (3) da Sociedade Mineira do Luele que obteve USD 966,9 mil.

Nesta edição, participaram do leilão 37 empresas das principais praças diamantíferas mundiais.

No formato actual de leilão, para o acto de compra de diamantes, as empresas participantes apresentam as suas licitações de forma remota, em modelo fechado, na plataforma electrónica "online" a partir do website www.transatlanticgemsales.com, modelo que gera maior transparência e competitividade ao processo de comercialização, no âmbito das directrizes do Decreto Presidencial 175/18 de 27 de Julho.

Fundada em 1999, a SODIAM E.P é a empresa estatal responsável pela comercialização da produção de diamantes de Angola.

As produções comercializadas pela SODIAM E.P resultam de dezoito produções kimberlíticas e aluvionares e cobrem todo o espectro de qualidades, no que respeita aos seus tamanhos, modelos, pureza e cores. EH/AC





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+