Camanongue – Um total de 300 famílias camponesas das províncias da Região Leste do país (Moxico, Lunda Sul e Lunda Norte) vão ser contempladas com instrumentos de trabalho e sementes, para fomento agrícola, no quadro de um projecto denominado “Kulima Kutatuissa Kulha”.
O projecto “Kulima Kutatuissa Kulha”, que significa “Cultivar é fortalecer a alimentação” da língua Cokwe, é uma iniciativa das Cáritas Portuguesa, uma organização de caridade da igreja Católica, iniciado, esta terça-feira, no município de Camanongue, no Moxico, para o fomento da produção agrícola na região.
Conforme o coordenador do Projecto, Rui Capenda, a acção, que se encontra na primeira fase, visa potencializar e empoderar as gerações camponesas e contribuir na diversificação da economia do país.
Neste projecto, as famílias camponesas estão a beneficiar de catanas, enxadas, regadores, limas e sementes de tomate, cebola, pimenta, berinjela, quiabo, repolho entre outros meios.
Na província do Moxico o programa poderá abranger 100 famílias camponesas dos municípios dos Bundas, Camanongue, Cameia, Léua e Moxico (sede).
Camanongue é um dos nove municípios que compõem a província do Moxico, dos dois mil e 783 quilómetros quadrados com várias potencialidades agrícolas, principalmente no cultivo da mandioca, cana-de-açúcar, frutas como a banana, ananás, citrinos (laranja, limão e tangerina), e hortícolas.
Situado a 52 quilómetros a norte da cidade do Luena (capital do Moxico), Camanongue congrega a fazenda Camaiangala, um dos maiores projectos agro-industrial da província, que produz e comercializa, em grande escala, a farinha de milho, soja e feijão em vários mercados. LTY/TC