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Produtos nacionais registam aumento de 1,92% em Março

     Economia              
  • Luanda • Terça, 18 Abril de 2023 | 15h29
Interior  de um supermercado (Foto ilustração)
Interior de um supermercado (Foto ilustração)
Bráulio Pedro - Angop

Luanda - Os preços dos produtos nacionais aumentaram em Março para 1,92%, comparados com Fevereiro (1,89), sendo que a variação acumulada de Dezembro (2022) a Março (2023) foi de 5,78%, adianta o relatório do Índice de Preços Grossista (IPG), publicado hoje, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O INE diz que os produtos, com maior variação de preços neste grupo, foram as miudezas, com 4,17%, cerveja com 3,81%, farinha de milho com 3,34%, carapau congelado com 3,22%, farinha de trigo com 2,78%, carne de cabrito com 2,57% e de vaca com 2,52%.

Constam igualmente o bagre fumado, com 2,46%, vinho com 2,34%, carapau seco com 2,33%, aguardente com 2,24%, gin com 2,05%, água mineral com 2,03%, carne de porco com 1,63%, gasosa com 1,56%, café torrado com 1,51%, carne seca com 1,50% e cimento com 0,50% entre os principais.

Quanto aos produtos importados, o aumento foi de 0,96%, em relação ao mês anterior, influenciado pela variação de preços verificada na Secção A -Agricultura, Produção Animal, Caça e Silvicultura com 1,23%.

Quanto à contribuição dos produtos nacionais e importados, o índice aponta que a inflação global do mês de Março de 2023 foi de 1,21%, sendo os produtos importados que mais contribuíram com 0,72pontos percentuais ou seja 59% e os produtos nacionais com 0,49 pontos percentuais, o que corresponde a 41% do valor da inflação global.

O Boletim do Índice de Preços Grossista (IPG) é disponibilizado no âmbito do programa de produção e difusão da Informação Estatística Oficial de Angola, através do Instituto Nacional de Estatística (INE).

O Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) permitir aos usuários ter uma visão mais ampla do processo inflacionário em Angola.

O IPG tem como objectivo calcular a variação dos preços dos bens produzidos no país, assim como dos produtos importados, comercializados internamente, nos primeiros níveis da transacção.HEM/AC





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