Lucapa – A central fotovoltaica do município de Lucapa, província da Lunda Norte, em construção desde 2022, com capacidade de produzir 7,19 megawatts de energia eléctrica, começa a funcionar em Outubro deste ano.
O projecto energético vai assegurar o fornecimento de energia eléctrica, por via do sistema solar, a mais de 24 mil famílias da circunscrição que dista mais de 100 quilometros da cidade do Dundo.
A informação foi prestada esta terça-feira, pelo administrador municipal do Lucapa, Agostinho Paiva, sublinhando que actualmente decorrem os testes definitivos de carga para a entrada em operação do projecto com 12 mil e 90 painéis solares.
Disse que o projecto iniciado em 2022, está praticamente concluído e abrange, também, a expansão da rede de distribuição, 1.700 ligações domiciliares e iluminação pública.
Fez saber que já estão igualmente concluídas a instalação dos dez Postes de Transformação (PT) previstos no projecto, 22 quilómetros da linha de baixa tensão, erguidos 600 postes, com as respectivas ligações, faltando, somente, a colocação das luminárias em alguns.
A central instalada numa área de 13, 52 hectares, está avaliada em 19.706.428 euros, 80 por cento dos quais financiados pela Suécia e 20% pela África do Sul.
Actualmente a energia eléctrica no município de Lucapa é produzida através de grupos geradores, de particulares, que chegam a cobrar 40 a 60 mil kwanzas por mês, o consumo do produto.
Angola está a ser pioneira no domínio de instalação de energias renováveis, com sete projectos nas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul, Moxico, Benguela, Bié e Huambo.
A previsão das autoridades é que a energia solar beneficie cerca de 1,2 milhões de famílias em todo o país, com vista à promoção do acesso a uma electricidade limpa e barata. HD