Ondjiva- A governadora provincial do Cunene, Gerdina Didalelwa, anunciou, esta terça-feira, a execução de 152 projectos sociais na região, no âmbito da aprovação do Orçamento Geral de Estado (OGE) para o exercício económico de 2023.
Ao falar no acto político em saudação ao 04 de Abril, Dia da Paz e Reconciliação Nacional, a governante disse que o OGE aprovado para este ano prioriza a conclusão de projectos inscritos do âmbito central e local, com destaque para a construção da Delegação Provincial do Interior, das 450 casas sociais e respectivas infra-estruturas.
Apontou, ainda, a construção do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), reabilitação da Estrada Nacional 120 troço Ondjiva/Omala, conclusão das obras de reabilitação dos troços Cahama/ Otchjijau e Oncócua (Curoca), construção e apetrechamento do Instituto Superior de Ondjiva, entre outros.
A par disso, destacou o Despacho Presidencial 44/ 23 de 10 de Março, que autoriza a despesa da construção da Estrada Nacional 372 troço Kaiundo /Anhanga 218,48 km incluíndo a construção de pontes.
A governadora notou que o Executivo tem em vista a preparação da execução do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM2), que terá como foco a construção de infra-estruturas produtivas, melhoramento das vias de comunicação, energia e água e escolas profissionalizadas.
Justificou que estas acções visam potenciar as capacidades e habilidades do ordenamento e modernização das cidades e vilas, com vista a suportar o desenvolvimento económico e social.
Lembrou que, depois do alcance da paz, o país e a província em particular têm dado passos significativos de desenvolvimento, "mesmo com as dificuldades inerentes à conjuntura económica e financeira dos últimos anos".
Conforme a fonte, o Executivo tem vindo a implementar vários projectos que visam combater a fome e a pobreza e o crescimento do empresariado local.
Fez ainda referência a aposta do Execurivo na aproximação dos serviços às comunidades, redução do número de crianças fora do sistema de ensino e outras políticas viradas à promoção do auto emprego, entre outros, para garantir o bem-estar social.
Anunciou que, em breve, será inaugurado o Hospital Geral de Ondjiva, que se traduzirá na melhoria do atendimento aos pacientes e disponibilização de mais serviços de saúde á população.
Por outro lado, disse que dos 119 projectos inscritos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), 69 já foram concluídos e entregues à população. .
Com um milhão e 491 habitantes, a província do Cunene conta com seis municípios e 20 comunas. FI/LHE/DC