Moçâmedes – A primeira edição da feira do tomate, que decorreu de 8 a 11 deste mês, no município de Moçâmedes, província do Namibe, permitiu arrecadar quatro milhões e 600 mil kwanzas, contando com a participação de 23 expositores.
A exposição, que contou com os cinco municípios do Namibe, enquadrou-se nas comemorações dos 49 anos da Independência Nacional, assinalados a 11 de Novembro, numa promoção da administração municipal de Moçâmedes.
Além da venda de tomate, os expositores também aproveitaram o momento para venderem outros produtos, como a cebola, beringela, couve, repolho, feijão, batata-doce, batata-rena, ovos e frutas. Fizeram, igualmente, parte da exposição pesticidas, sementes e outros meios agrícolas.
O director municipal do gabinete do Desenvolvimento Económico e Integrado, Fernando Solinho, referiu que a feira teve como destaque a criação de uma plataforma e a promoção da produção agrícola a nível local.
Disse que a exposição visou mostrar ao país a produção de tomate que a província possui, fruto do trabalho que os produtores têm desenvolvido no campo. FA/QCB