Lubango – Pelo menos 151 milhões de kwanzas é o valor arrecadado, no sábado e domingo, durante o leilão de gado inserido na 20ª edição da feira da Cooperativa de Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA), na cidade do Lubango, província da Huíla.
Trata-se de uma actividade comercial, decorrida de 15 a 18 Agosto com o apoio da Federação Nacional das Cooperativas Pecuárias de Angola (FENACOOPA) realizada sob o lema: “Duas décadas a contribuir para o desenvolvimento do sector”, inserida nos 122 anos das Festas da Nossa Senhora do Monte.
O valor arrecadado resulta na venda de 550 animais agrupados em 88 lotes, com destaque para o gado bovino, bem como aves, caprinos, ovinos e equinos, que completaram o quadro dos animais vendidos por mais de cem expositores, entre criadores empresariais e tradicionais.
Comparativamente a igual período de 2023, registou-se um aumento de 137 milhões, fruto da compra massiva de animais por pecuaristas de outras partes do país que vieram a propósito ao evento, segundo deu a conhecer hoje, segunda-feira, o porta-voz do evento, Vítor Panzo.
O responsável destacou, igualmente, ter havido, na feira, um volume de negócios de mil milhões de kwanzas, mais 500 milhões em relação ao ano passado, por meio de vendas de máquinas agrícolas, produtos do campo, parceria com a banca, equipamentos tecnológicos, hotelaria e turismo e outros produtos industriais expostos.
Destacou a participação de expositores do Cunene, Namibe, Benguela, Cuanza-Sul, Luanda, Bié e Huíla, assim como do Brasil, Portugal, Namíbia, África do Sul e França.
"Grande parte deles trouxeram produtos e equipamentos tecnológicos que dão suporte à cadeia do agro-negócio, como camiões para transporte de gado e conservação de carne, veículos para transportar produtos do campo, sementes, vacinas, ração para animais, entre outros", disse. JT/MS