Benguela – Pelo menos trezentos e vinte hectares de terra arável estão preparados no município da Ganda, província de Benguela, para o fomento da produção de café arábica, soube esta terça-feira a ANGOP.
Segundo o responsável do Instituto Nacional do Café (INCA) na Ganda, Tchifualako José, ao longo deste ano, os sectores privado e público prepararam 821 mil mudas da planta.
O responsável informou que 520 mil mudas de café arábica foram produzidas pelo sector privado e o restante pelo público.
Tchifualako José falava durante o acto de lançamento da campanha de produção do café na comuna da Babaera, onde foram distribuídas três mil mudas para serem plantadas num campo modelo, em cooperativas e na comunidade.
"A ideia é, paulatinamente, recuperar a mística da Ganda no que se refere à produção do café arábica, como acontecia na era colonial, em que chegou a produzir 200 toneladas do bago vermelho/ano (anos 70)", disse.
Para o próximo ano, a ideia é aumentar a área do campo modelo para cinco hectares e nele produzir cinco mil mudas de café arábica, referiu
Entretanto, o administrador municipal da Ganda, Francisco Prata, disse que estão criadas as bases para o fortalecimento do programa de fomento da produção de café.
Segundo o responsável, o café representa geração de renda para as famílias e a circunscrição, daí a necessidade de se incentivar as comunidades a plantar o bago vermelho, que irá certamente mudar as suas vidas.
Francisco Prata pediu às comunidades que continuem a trabalhar, transformando a terra e combatendo a fome e a pobreza.
Na mesma senda, exortou as famílias a se dedicarem também ao cultivo de cereais, como o trigo, hortícolas e tubérculos.
O município da Ganda já foi a maior produtora de café arábica na província de Benguela (era colonial), principalmente nas comunas da Chicuma e Casseque.
Desde 2016, está em curso naquela circunscrição um programa de fomento da produção de café, de iniciativa do Governo de Benguela e com a colaboração do Instituto Nacional do Café. Esse programa consiste na distribuição de mudas a produtores locais e também assistência técnica. CRB