Lubango – Pelo menos 105 milhões de kwanzas é o montante projectado para a realização 122ª edição das tradicionais Festas da Nossa Senhora do Monte, que decorrerão de 01 a 31 de Agosto próximo, no Lubango, província da Huíla.
O evento que acontece anualmente no complexo turístico e desportivo da Nossa Senhora do Monte, este ano aposta em actividades tradicionais que o distinguem.
Comparativamente ao ano anterior há uma redução de 10 milhões de kwanzas, em virtude do corte de algumas actividades, deu a conhecer hoje, terça-feira, à ANGOP, nesta cidade, o presidente do Comité de Festas, Paulo Gaspar.
Segundo o responsável, a verba visa custear despesas que tem a ver com a realização da semana de Moda do Lubango, África Dress Day, Huíla Fashion, Expo-Huíla, Feira do Gado e Miss Huíla.
Paulo Gaspar fez saber que os valores ainda não estão disponíveis, daí que a organização das Festas está a negociar com algumas empresas, já que o evento não é orçamentado.
A primeira edição das Festas, conforme o Boletim Municipal da Câmara de Sá da Bandeira (1971), ocorreu a 15 de Agosto de 1902.
A génese do evento sempre foi a capelinha, local em que os devotos provenientes da Madeira (Portugal) que solicitaram em 1901 ao pároco de S. José do Lubango e ao Padre Manuel Francisco Pessoa da Luz, um patrocínio para a edificação da capela. JT/MS