Caxito – A V edição da feira do campo no município do Pango Aluquém, província do Bengo, arrecadou cerca de 19 milhões e 600 mil Kwanzas, mais três milhões 750 mil Kz em relação à edição anterior.
Para atingir esta cifra foram comercializadas nesta edição 49 toneladas e 560 quilogramas de produtos diversos, como a banana pão e de mesa, feijão, amendoim, inhame, maracujá, milho, mandioca e batata.
O certame, que permitiu expandir os negócios e gerar renda para as famílias, contou com 88 expositores que demonstraram as potencialidades da região no domínio da agricultura e do empreendedorismo.
Para o vice-governador provincial para o Sector Político, Social e Económico, José Francisco Bartolomeu Pedro, as feiras do campo promovem os produtos nacionais e incentivam a compra dos mesmos.
Destacou as potencialidades do município e pediu aos camponeses para diversificarem e aumentarem a produção, pois o governo vai continuar a apostar na melhoria das vias de acesso para permitir o escoamento da produção para os principais centros de consumo.
A administradora municipal de Pango Aluquém, Rosa Alfredo, referiu que a banana e o maracujá foram os produtos com maior destaque na feira por serem os produtos que mas ajudam na renda familiar dos agricultores.
Com duas comunas (Sede e Cazuangongo), o município do Pango Aluquém possui uma população estimada em seis mil 571 habitantes, maioritariamente camponesas. FS/CJ/IF