Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Famílias potenciadas com animais para reprodução

     Economia              
  • Cunene • Quarta, 15 Março de 2023 | 17h20
Famílias do Curoca recebem animais para reprodução
Famílias do Curoca recebem animais para reprodução
Cedida

Curoca – Cento e cinquenta famílias vulneráveis do município do Curoca, no Cunene, beneficiaram entre 2022 a Março deste ano, de gado caprino para criação e reprodução, no âmbito da componente da Inclusão Produtiva (IP).

A Inclusão Produtiva é a segunda componente do Programa Kwenda, operacionalizado pelo Instituto de Desenvolvimento Local (FAS).

A informação foi prestada à ANGOP, esta quarta-feira, pelo chefe de Departamento do FAS do Cunene, Eduardo Silunda, no acto de entrega de 72 cabritos a 16 famílias da comuna sede Oncócua.

Na ocasião, o responsável explicou que na regra cada agregado familiar tem o direito de receber nove cabritos, sendo oito fêmeas e um macho para criação e reprodução.

Lembrou que depois dos animais procriarem serão entregues a outras famílias, excepto as crias, para prosseguir com o projecto de “Fomento Animal”, com previsões de beneficiar mil 286 agregados familiares no Curoca.

“O objectivo é ajudar as famílias vulneráveis a criarem na comunidade um fundo rotativo de inclusão, para combater a fome e a pobreza, visto que o município tem sido vítima da seca todos anos”, afirmou.

Eduardo Silunda referiu que os animais foram entregues com todo  tratamento profilático realizado, desde desparasitação e vacinação, estando desta forma prevenidos de doenças frequentes em gado caprino.

O programa Kwenda prevê, durante três anos, beneficiar um milhão e 608 famílias de todo o país, contando com um financiamento global de USD 420 milhões (320 atribuídos pelo Banco Mundial e 100 milhões pelo Executivo).

O Kwenda abrange quatro componentes: Transferências Sociais Monetárias, Inclusão Produtiva, Municipalização da Acção Social e, por último, o reforço do Cadastro Social Único.

Indice de pobreza no Curoca

Dados do relatório de Pobreza Multidimensional dos Municípios de Angola, divulgado em 2019, consideram o Curoca o município mais pobre do país, indicando uma incidência de 98 por cento, em todas dimensões.

Os indicadores focaram-se na saúde, educação, qualidade da habitação e emprego, com base no Censo Geral da População e Habitação, realizado em 2014.

Com uma superfície de sete mil 998 quilómetros quadrados, o município do Curoca está dividido administrativamente em duas comunas nomeadamente Oconcua e Chitado, bem como 25 aldeias, que contam com 56 mil habitantes.PEM/LHE/AC 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+