FADA encoraja cooperativas a aderir ao crédito agrícola de até Kz 50 milhões

     Economia              
  • Moxico • Terça, 27 Agosto de 2024 | 20h31
1 / 2
Feira agrícola (Arquivo)
Feira agrícola (Arquivo)
Amélia Oliveira
2 / 2
FADA expõe meio agrícolas
FADA expõe meio agrícolas
Laite Tito (ANGOP)

 Luena - O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA) encorajou as cooperativas agropecuárias da província do Moxico a aderirem ao programa de financiamento da agricultura familiar para garantir a segurança alimentar e criação de postos de trabalho.

A linha de financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário prevê um montante pecuniário que varia entre os 10 a 50 milhões de Kwanzas, destinados às cooperativas agrícolas para fomentar, sobretudo, a agricultura familiar, responsável pela segurança alimentar do país.

 O técnico da direcção de Crédito do FADA, Adão Matari, disse, no acto de demostração dos equipamentos agrícolas, nomeadamente, tractores, motocultivadores, alfaias, motobombas e semeadoras, decorrido na localidade de Sacassange, 15 quilómetros a sul da cidade do Luena, que a exposição de equipamentos agrícolas visa incentivar os produtores a abraçarem a compra de diferentes equipamentos.

Para aderir aos equipamentos, bastará os interessados aderirem ao crédito agrícola, sem burocracia, com um ano de período de carência e taxa de um por cento.

“Para além de outras linhas de financiamento, há o Fundo de Maneio, que serve para aquisição de adubos, fertilizantes e até pagamentos de salários aos trabalhadores das associação”, esclareceu.

Precisou para o acesso ao empréstimo, as cooperativas têm de apresentar uma carta de solicitação ao FADA, título de concessão de terra, estudo de viabilidade, factura pró-forma de equipamentos e documentos pessoais.

Por outro lado, o técnico do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário informou que no Moxico, nas outras oito linhas de financiamento da instituição, foram aprovados 33 projectos na ordem dos 324 milhões de Kwanzas, destes foram desenvolvidos 27 acções que até à data reembolsaram 277 milhões de Kwanzas.

Os agricultores Frederico Ngueve e Felismino Pache, mostraram-se satisfeito pela linha de financiamento do FADA, por ser uma forma de aumentarem a produção no campo.

Por sua vez, o director do gabinete provincial da Agricultura, António Maia, disse que o apoio do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário vai diminuir um dos problemas que vivem os agricultores, o de falta de equipamentos em exposição. A província do Moxico tem cerca de 420 cooperativas legalizadas. É uma das regiões do país mais produtora de bombó e milho.

O FADA financia cadeias produtivas de cereais (milho, trigo, arroz, massango e massambala), leguminosas e oleaginosas (feijão, amendoim e soja), raízes e tubérculos (batata e batata doce, mandioca e inhame), hortícolas (tomate, repolho, cebola, alho, pimento e cenoura) e frutícolas (manga, mamão, melancia, morango, abacate, ananás, citrinos, banana de mesa e banana pão).

Demonstrações de equipamentos já foram realizadas nas províncias do Zaíre, Lunda-Norte, Lunda-Sul e nos próximos dias será no Cuando-Cubango. LTY/YD





+