Luanda - Peritos que integram o Comité dos Governadores dos Bancos Centrais (CCBG) da SADC estão reunidos, desde amanhã desta quarta-feira, no quadro da análise do sistema financeiro da região.
Este encontro que decorre a porta fechada, antecede a 56.ª Reunião do Comité de Governadores dos Bancos Centrais (CCBG) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a decorrer sexta-feira, 12 de Maio.
Na abertura do encontro técnico, o vice-governador do Banco Nacional de Angola, Pedro Castro e Silva, realçou a importância da realização do evento em Angola, tendo sublinhado o compromisso do Banco Central de Angola em trabalhar com os Bancos Centrais da região austral para reforçar o processo de dinamização dos sectores da inclusão financeira e do sistema de pagamentos.
Integraram este encontro técnico, para além do Presidente, altos oficiais do CCBG, o Secretário Executivo do CCBG, o Secretário Executivo da SADC, bem como peritos dos subcomités de Supervisão Bancária, Sistemas de Pagamentos, Tenologias de Informação, Jurídico, Mercados e Estudos Económicos.
Criado em 1995, o Comité dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC é uma estrutura especializada na promoção de uma estreita cooperação entre os Bancos Centrais da África Austral, considerando o seu papel fundamental na promoção do desenvolvimento económico e financeiro através da adopção de políticas que reforçam a estabilidade macroeconómica e financeira.NE