Cuchi - Mais de 100 mulheres e jovens empreendedores do município do Cuchi, província do Cuando Cubango, foram capacitados, sexta-feira, em matérias sobre educação financeira, numa promoção da região Sudeste do Banco Nacional de Angola (BNA).
Ao intervir na sessão formativas, o director regional do BNA no Cuando Cubango, Miguel Sumbo, disse que a capacitação, marcada com a distribuição de kits, contou com a parceria gabinetes da Acção Social, Família e Igualdade de Género e da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos.
Miguel Sumbo informou que a instituição tem realizado várias palestras, com o objectivo de promover a inovação das mulheres e jovens que receberam kits e valores monetários, para alavancar actividade agrícola e outras, através do INEFOP e do projecto do Governo local, designado “Mamã Levante”.
Para o efeito, referiu que o BNA tem aconselhado os beneficiários a fazerem melhor uso dos kits de empreendedorismo e valores monetários, para permitir a inserção de outras pessoas no mercadode trabalho.
Por seu turno, a directora do gabinete da Acção Social, Família e Igualdade do Género no Cuando Cubango, Aida Rosalina Pedro Manuel, esclareceu que, no âmbito do programa de valorização e das competências familiares, têm sido implementados programas que concorrem para o bem-estar social das mesmas.
Apontou, para o caso concreto, o empoderamento das mulheres, através do programa do Governo do Cuando Cubango (Mamã Levanta) que já beneficiou, desde 2023 até ao momento, mais de 500 famílias em situação de vulnerabilidade, com a entrega de kits, para o primeiro negócio, visando garantir o auto-sustento.
O chefe dos serviços provinciais do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Xavier Chicuata, disse que, através da instituição, no município do Cuchi foram formados mil 352 jovens, nos cursos de longa e curta duração, e 136 mulheres formadas com o “Mamã Levanta”, com benefícios de kits.
Na ocasião, o administrador do Cuchi, Severino Sawanda, apelou às mulheres e jovens para empreenderem os seus negócios na municipalidade e empregar outros necessitados, como forma da sua participação no desenvolvimento.ITH/ALK/FF/ALH